Quero ser diferente do que sou, e agora?!

Por: Denise Raissa Lobato Chaves | Psicóloga.

O desejo de mudança é parte da nossa existência e, muitas das vezes, é necessário suporte psicológico para que aconteça de forma saudável.

Por que sinto vontade de mudar?

Em alguns momentos, nós podemos sentir que não possuímos suporte emocional para lidar com algumas situações na vida, principalmente ao enfrentar experiências que envolvem problemas, conflitos, perdas, estresse entre outras. O sentimento de não conseguir dar conta de algo se apresenta como uma possibilidade para refletir sobre os motivos que o influenciam e, de forma alguma, implica em fraqueza ou incompetência. Quando se tem essa percepção de si mesmo, muitas pessoas têm vontade de mudar, realizar uma mudança na forma como vê, como lida com a vida e com as pessoas.

Eu sou o que penso, julgo, valorizo, acredito, espero, temo, detesto, acredito… E esses aspectos podem mudar no decorrer da vida

A mudança é um processo comum da natureza humana, afinal, não há uma pessoa “verdadeira”, “fixa” e “acabada” dentro de nós, estamos sempre em processo de mudança. Existem características que percebemos como nossas e elas são compostas pelo que pensamos, sentimos, valorizamos, acreditamos, etc. E estes aspectos estão suscetíveis a mudarem conforme passamos por experiências durante a vida, portanto, a mudança é parte da nossa existência e há momentos mais críticos em que percebemos a necessidade de mudar e, assim pode surgir esta vontade mudar a si mesmo.

A mudança implica dizer que a pessoa busca mudar algumas coisas em si mesma que acredita estar lhe causando algum mal-estar e dificuldades, sejam elas relacionais, emocionais e outras. Por exemplo, alguém com uma baixa autoestima tem muitas dificuldades de se relacionar com as pessoas e se sentir importante no seu trabalho, em algum momento esta pessoa percebe a sua condição e passa a sentir vontade de mudar sua autoestima para se sentir bem, com mais motivação e mais segurança para lidar com outras pessoas.

Como a psicoterapia pode ajudar?

O psicólogo pode ajudar a partir psicoterapia, ao oferecer uma relação terapêutica a qual a pessoa se sinta aceita e compreendida, e assim, sentir mais confiança e autonomia para falar e lidar com seus problemas. Na psicoterapia, o psicólogo ajuda a pessoa a perceber melhor seus sentimentos e comportamentos, possibilitando que consiga encontrar, buscar e escolher outras formas de ser, de pensar sobre si mesma e sobre outros elementos que circundam sua vida.

Algumas pessoas que passam por momentos difíceis e não se sentem em condições de lidar com seus problemas podem encontrar suporte na psicoterapia. A relação com o psicólogo é momentânea e termina quando a pessoa tem condições de caminhar sozinha, sem necessitar tanto de suporte psicológico e consiga encarar seu processo de mudança de forma mais natural. O objetivo da psicoterapia é favorecer a autonomia para que a pessoa prossiga em condições mais saudáveis.

E você, sente que precisa mudar?


Comments

2 respostas para “Quero ser diferente do que sou, e agora?!”

  1. Cecilia

    Hola! Estoy interesada en la formación en Ludoterapia de un año y medio de duración, soy psicóloga diplomada en ECP, y no hablo portugués. Me pregunto si hay alguna posibilidad de estudiar con ustedes este año o el próximo o tendría que estudiar el idioma. Son escasas las formaciones que hay en este tema en español. Saludos!

    1. Wagner Durange

      Buenas Tardes Cecilia!
      Sim, é possível a sua participação no curso de Ludoterapia.
      Favor se inscrever em nosso site: https://www.grupogfh.com
      Saludos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *